O que é Degeneração Macular?
Existem dois tipos de degeneração macular:
A degeneração macular seca ocorre devido ao afinamento que o tecido retiniano sofre com a idade. A alteração de determinadas células nervosas da retina faz com que sua capacidade de perceber pequenos detalhes diminua.
A degeneração de tipo seco é responsável por 90% dos casos de degeneração macular.
A degeneração macular úmida ocorre devido à formação de vasos sanguíneos novos e anormais no fundo do olho, que acabam por deixar vazar sangue para a região da retina. Embora corresponda a apenas 10% de todos os casos de degeneração macular, representa uma ameaça bem maior à perda da visão.
Quais são os sintomas da degeneração macular?
Como a degeneração macular freqüentemente é parte do processo natural de envelhecimento, as pessoas apresentam sintomas variados. Muitas vezes, o distúrbio é quase imperceptível, especialmente em estágios iniciais.
Algumas pessoas podem observar:
- Visão desfocada
- Uma área vazia no centro da visão
- Distorção de linhas retas
Como se pode corrigir a Degeneração Macular?
Em estágios iniciais, a degeneração macular úmida pode ser tratada com cirurgia a laser. Atualmente, não existe tratamento para a degeneração macular seca.
Como a visão periférica não é atingida, as pessoas que sofrem desse distúrbio podem continuar fazendo muitas de suas atividades favoritas com a ajuda de aparelhos ópticos especiais para pessoas com visão baixa, como óculos de magnificação.
Como é a cirurgia para degeneração macular?
A cirurgia que corrige a degeneração macular úmida consiste num procedimento ambulatorial breve e indolor. O médico utiliza raios laser extremamente precisos para fechar os vasos sanguíneos que foram rompidos.
Na maioria dos casos, a cirurgia preserva a visão geral, embora um ponto pequeno e permanentemente escuro permaneça no local atingido pelo laser, deixando a visão ligeiramente prejudicada.
A Bausch & Lomb possui uma série de instrumentos de precisão utilizados neste procedimento.
Fonte: Bausch & Lomb