Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): o que é, causas, sintomas e tratamento
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma condição óptica relacionada à mácula, impactando a visão e dificultando a capacidade de enxergar detalhes.
Existem dois tipos principais de DMRI:
- Degeneração Macular Seca: responsável por 90% dos casos, a Degeneração Macular Seca é causada pelo afinamento gradual do tecido retiniano, que acontece por conta da idade. Assim, a condição torna a visão desfocada, piorando a percepção de detalhes.
- Degeneração Macular Úmida: apesar de ser menos comum, a Degenaração Macular Úmida é mais grave do que a anterior, pois ocorre com a formação de vasos sanguíneos que se forma no fundo do olho, permitindo que vaze sangue para a região da retina. Com isso, representa uma ameaça maior à perda de visão.
Sintomas e fatores de risco
Na maioria dos casos, a DMRI apresenta sintomas como:
- Visão desfocada;
- Distorção de linhas retas;
- Centro da visão opaco e/ou vazio.
Os fatores de risco da Degeneração Macular incluem:
- Histórico familiar;
- Idade avançada;
- Tabagismo;
- Hipertensão arterial.
Opções de tratamento
Apesar da degenaração macular seca ainda não ter cura comprovada, a forma úmida pode ser tratada com uma cirurgia a laser. Esse procedimento é breve, onde o laser é utilizado para fechar os vasos sanguíneos que foram rompidos com a doença.
Atenção à Visão
Condições ópticas como a degeneração macular se tornam mais complexas com o avanço da idade, por isso o ideal é sempre contar com as práticas de prevenção. Ressaltamos que os exames oftalmológicos regulares e a visita frequente ao oftalmo são sempre as melhores dicas de prevenção.
Confira o nosso site e fique por dentro de todas as dicas e informações relacionadas à sua saúde ocular: https://opticaecia.com.br/blog/.