Como tratado em nosso artigo anterior, a presbiopia é uma condição natural do envelhecimento ocular que afeta a capacidade de enxergar de perto, causando sintomas como visão embaçada e dificuldade para enxergar de perto. Por ser natural, ela não pode ser evitada, mas existem formas de correção da presbiopia, que facilitarão o seu dia a dia.
A seguir você vai conferir as principais formas de correção para a presbiopia, além de conhecer dicas essenciais para conviver melhor com a condição. Se você quer saber quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico da doença, confira nosso último artigo, através deste link: https://opticaecia.com.br/presbiopia-o-que-e-por-que-acontece-e-como-diagnosticar/.
Principais formas de correção da presbiopia
O tratamento da presbiopia é pessoal, portanto, varia de acordo com necessidades específicas. As opções mais comuns incluem:
Óculos para presbiopia
Os óculos de grau são soluções seguras que corrigem a dificuldade para enxergar de perto. Existem diferentes tipos de lentes que podem ser recomendadas pelo oftalmologista:
- Óculos de leitura – indicados para quem não tem outros problemas de visão e precisa apenas de correção para perto.
- Óculos bifocais – possuem duas áreas de correção na lente, uma para visão de perto e outra para longe.
- Óculos multifocais ou progressivos – oferecem uma transição suave entre diferentes distâncias, sem linhas visíveis na lente.
Lentes de contato para presbiopia
As lentes de contato com grau são alternativas práticas para quem prefere não usar óculos. Entre as opções estão:
- Lentes multifocais – melhoram a visão em diferentes distâncias, funcionando de forma semelhante aos óculos multifocais.
- Monovisão – um olho recebe uma lente para enxergar melhor de perto e o outro para longe.
Em ambos os casos, é necessário fazer testes e um período de adaptação.
Cirurgias para presbiopia
Para quem busca uma solução definitiva, algumas técnicas cirúrgicas podem ajudar:
- Cirurgia a laser – corrige a presbiopia, criando um efeito de monovisão, permitindo que um olho foque melhor para perto e o outro para longe.
- Implantes de lentes intraoculares – substituem o cristalino natural por uma lente artificial.
- Implante de lentes fácicas – serve para inserir uma lente especial dentro do olho, sem remover o cristalino natural.
Lembramos que a decisão da cirurgia deve partir de um profissional oftalmologista, considerando os benefícios e possíveis limitações de cada procedimento.
Dicas para conviver melhor com a presbiopia
Mesmo com a correção da presbiopia, mudanças de hábito podem tornar a rotina mais confortável. Conheça algumas recomendações para lidar melhor com a presbiopia:
- Mantenha uma boa iluminação – ambientes bem iluminados reduzem o esforço visual e tornam a leitura mais fácil, evitando vista embaçada.
- Ajuste o tamanho das fontes – ajustar o tamanho das letras no celular, tablet ou computador facilita a visualização de textos.
- Evite forçar a visão – se perceber que precisa afastar objetos para enxergar melhor, procure um oftalmologista para avaliar a necessidade de correção de presbiopia.
- Faça exames oftalmológicos regulares – a presbiopia pode se agravar com o tempo, exigindo ajustes na graduação dos óculos de grau ou lentes de contato.
Siga as dicas e preserve sua saúde ocular
Apesar de ser inevitável, a presbiopia pode ser corrigida e/ou amenizada seguindo as dicas compartilhadas ao longo do texto. Ressaltamos sempre que o acompanhamento oftalmológico é essencial para garantir a melhor solução para cada fase do ciclo de vida da saúde dos olhos. Quanto antes a correção da presbiopia for feita, melhor será a adaptação.